Hotel Pousada Natureza | Morro de São Paulo Bahia Brasil                                                                                          Variedades
Compartilhar: 
Variedades de junho
Viver o Universo Natureza é uma experiência única.

SÃO JOÃO NO ARRAIÁ DA NATUREZA

sao_joao_morro_de_sao_paulo

 

São João, São João
acende a fogueira do meu coração
São João, São João...

É isso ai pessoar! Vai tê São João danado de bom em Morro de São Paulo!

Vai tê festança... ...Comilança, licor de jenipapo... e até

arrastão do jegue...

A programação tá lá embaixo pessoar!

Reserve já seu São João na Naturea

 

Não sou baiana, nasci em Brasília, lugar que nem São João tem. Lá temos festas Juninas, que acontecem nos meses de junho e julho... mas São João mesmo com data marcada só vim conhecer na Bahia! E diga-se de passagem, não sei como é no resto do nordeste, mas aqui na Bahia, o São João quase perde para o Natal. Pensando bem, acho que perde para o natal, se você perguntar as pessoas daqui, se querem tirar folga no natal ou no São João... Vai dar São João, na certa.

A festa é levada tão a sério que é até feriado, para que todo mundo possa comemorar a vontade. E claro, "... o Céu da Bahia se enche de estrelas no mês de junho, enquanto a reza rompe a madrugada e a fogueira arde em brasa a noite inteira . No salão, o trio zabumba-triângulo-sanfona explode em fagulhas sonoras o sote, xaxado e baião. O forró já começou em todo o território baiano. O arrasta-pé vai do litoral ao sertão, e vice-versa. Já é São João na Bahia.

Seja cidade grande ou pequena, seja um distrito ou vilarejo, no tempo junino não há um só dos 417 municípios da Bahia, onde não se queime uma fogueira, mesmo que de paixão; onde não se reze com fé uma novena pro santo casamenteiro, Santo Antônio dia 13 de junho, ou para o protetor das viúvas, São Pedro dia 29 de junho. Mas a explosão de forró e fogueiras dá-se em sua plenitude na festa do santo tropical mais festeiro do interior do Brasil: São João. Festa de muitas danças, brincadeiras e simpatias, comidas e licores. A cara do povo baiano.

Cada cidade prepara sua festa à moda da casa. Reza a tradição que as famílias devem abrir suas portas e os amigos e visitantes são sempre bem-vindos à mesa farta. Aqui se dança até o sol raiar, bebe-se licor de jenipapo e maracujá, em certas regiões também o quentão; saboreia-se amendoim, milho assado ou cozido, canjica, mungunzá, bolo de milho, de carimã, de aipim e outras iguarias da culinária baiana. Os fogos de artiifício, pau-de-sebo e quebra-pote animam a meninada. São João na Bahia é festa para toda a família. Brincam velhos, jovens e crianças.

Ao gosto de cada um a pluralidade musical impera nos palcos do campo e das cidades. Há desde anônimos forrós pé-de-serra às grandes bandas e atrações musicais da música popular brasileira. Aliás, nos últimos anos, diz-se que os forrozeiros de todo o Brasil vêm para cá neste período. Boto fé.

O ponto alto acontece na noite de 23 de junho, véspera do dia de São joão. Em apenas um único dia ocorrem 2.600 shows no Estado, com 7 mil horas de forró por noite... viva São João na Bahia!

Aqui em Morro de São Paulo, São João é gostoso, gostoso. Por incrível que pareça faz um friozinho leve, que dá até para curtir a fogueira, (Teremos que rever esse costume e substitui-lo por outro com foco mais sustentável... como aconteceu com os balões que foram proibidos. No começo causou polêmica, mas hoje ninguém mais liga, e a mata e as casas estão livres dos incêndios. Vejamos como fazemos com as fogueiras), voltando... dá até para curtir uma fogueira, assar um milho, comer uma canjica, beber licor e arrastar o pé no arraial da Vila... ao som do tradicional forró pé de serra!

Confira a programação de São João em Morro de São Paulo...

23 de junho (Terça), tudo é por conta da casa...

- DJ Deivid gratuito

- 22:00 h às 0:00 h - Os Coquetel do Forró

- 0:00 h às 02:00 h - Xote Maneiro, pé de serra tradicional

24 de junho (Quarta), quase tudo é por conta da casa... o arrastão do jegue você tem que comprar a camiseta,

melhor né assim tem lembrança para levar!

- 15:00 hs concentraçao do Arrastão do jegue em frente a pousada farol do morro - camiseta R$ 15,00

(ciruito do forro do jegue 1a. praia, praça amendoeira, fonte grande e finalizando na praça central aureliano lima)

- DJ Deivid

-20:00 h às 22:00 h - Banda Dema (Forró autentico da Paraiba)

- 22:00 h às 0:00 h - Forró Licor de Cacau gratuito

É isso ai pessoar... esperamos vocês para curtir um forro com nois!

Hotel Pousada Natureza Morro de São Paulo - Andréa Gomes Drechsler



 
 
Hotel Pousada Natureza - Morro de São Paulo
Boutique Gourmet Espaço Zen & Clube de Vela Esportes Náuticos
Vila de Morro de São Paulo – Bahia - Brasil
t.: (55) (75) 3652 1044 f.: (55) (75) 3652 1361
e: contato@hotelnatureza.com