Hotel Pousada Natureza | Morro de São Paulo Bahia Brasil                                                                                        Localização
Compartilhar: 
Localização:
Viver o Universo Natureza é uma experiência única.


 Bairros de Morro de São Paulo

  • O vilarejo de Morro de São Paulo, a “VILA” e a localização das praias e pontos turísticos

Tentaremos explicar para você como é o Vilarejo de Morro de São Paulo e sua “VILA”, para que você possa saber exatamente onde você vai ficar quando estiver hospedado no Hotel Pousada Natureza Morro de São Paulo.

Pertencente ao Arquipélago Tinharé-Boipeba, a Ilha de Tinharé é grande e possui diversos vilarejos menos conhecidos como Galeão, Garapoá e Gamboa, sendo o Vilarejo mais conhecido e visitado, na ilha, o de Morro de São Paulo.

O Vilarejo de Morro de São Paulo é o mais visitado da Ilha de Tinharé, porque, além de possuir as belezas naturais de suas praias e morros, é o Vilarejo com melhor infra-estrutura, além de ser, o único a oferecer excelentes opções de hospedagem, lazer, gastronomia entre outras coisas. Tudo isso torna Morro de São Paulo tão especial.

O Vilarejo de Morro de São Paulo é pequeno. Para que você tenha uma idéia, em linha reta partindo da Praia do Vilarejo da Gamboa, que faz limite com Morro de São Paulo, seguindo pelas praias de Morro de São Paulo, como a Praia do Iate e Porto de Cima, passando pela “VILA” e continuando pelas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª praias, que são em uma linha reta, você chegaria à última praia do Vilarejo, que é a 5ª praia, em mais ou menos 5 horas. Por isso, em Morro de São Paulo, você pode andar somente a pé... como nos velhos tempos, sentir a liberdade de não precisar de nada além dos seus pés, e se dar ao luxo de não ouvir o barulho do trânsito das cidades, sendo esta uma das características mais singulares do Vilarejo de Morro de São Paulo. Você praticamente não vai ver carros, e a locomoção é muito fácil, principalmente se você ficar hospedado em bairros como a “VILA”, a Fonte Grande, a 1ª, 2ª e 3ª Praias.

No pequeno Vilarejo de Morro de São Paulo você encontrará várias localidades, mais ou menos como os bairros nas cidades, sendo os locais que poderíamos classificar como bairros turísticos, os seguintes:

  • “A VILA”

Um dos melhores bairros para se ficar hospedado em Morro de São Paulo, tanto pelo seu charme quanto pelas facilidades de locomoção é a “VILA”, onde você pode encontrar tanto pousadas requintadas e cheias estilo como o Hotel Pousada Natureza Morro de São Paulo, quanto pousadas mais simples e econômicas.

A “VILA” é o ponto cultural e de lazer do vilarejo de Morro de São Paulo, é pequena, porém charmosa. Possui duas ruas principais: a rua do Caminho do Farol e a rua da Prainha, que passa pela praça central da “VILA”. Dentro dos seus limites estão:

A Praia do Forte, com suas piscinas naturais e tranqüilidade, é uma praia quase deserta... linda!

A Praia do Porto de Cima, que é uma tranqüila enseada, muito freqüentada por quem quer tranqüilidade.

A Praia do Iate, outra tranqüila enseada de Morro de São Paulo.

As ruínas do Forte, construído na época da colonização, de onde é possível apreciar o pôr-do-sol e quem sabe, no inverno, ver golfinhos, pois volta e meia eles estão por lá.

Farol, que tem duas trilhas, uma para que você possa apreciar as praias do lado norte da ilha e outro para que você possa contemplar o lado sul... Ambos belíssimos.

O Portal de entrada do Vilarejo e a Igreja Nossa Senhora da Luz, ambos construídos na época da colonização.

A Feira de artesanato local, que é montada, à tardezinha, no centro da Praça principal da “VILA”.

Uma variedade imensa de excelentes restaurantes com culinárias variadas, desde saborosas moquecas, até diferentes pratos internacionais trazidos pelos moradores estrangeiros que aqui se estabeleceram e montaram seus restaurantes, todos combinando bom gosto com o jeito arrojado local. Vale a pena conferir restaurantes como o Anis, o Bianco e Nero, o Central e o Ponto de Encontro, que oferecem um ambiente muito agradável e uma excelente culinária local e internacional.

Bares, cafés, Internet cafés, lojas de roupas, decoração e artesanato.

E se o seu negócio é curtir a noite, a melhor casa noturna de Morro de São Paulo, a Pulsar, está localizada na“VILA”, no caminho para as Ruínas do Forte, de frente para o mar... vale a pena curtir pelo menos uma noite lá.

  • 1ª Praia

Ótimo bairro para você ficar hospedado, se você quer tranqüilidade e facilidade de locomoção. O bairro da 1ª Praia é bastante central e tranqüilo, principalmente durante a noite. É um bairro bem pequenino, formado apenas pela rua central, que acompanha a extensão da praia e uma única rua transversal que a corta. Localiza-se exatamente entre os limites do bairro da “VILA” e do bairro da 2ª Praia. Dentro dos limites do bairro da 1ª Praia estão:

A 1ª Praia, que é uma belíssima enseada, com as águas mais movimentadas do Vilarejo de Morro de São Paulo. As ondas que quebram na areia são pequenas, porém é muito freqüentada pelos surfistas que pegam as ondas maiores que quebram nos recifes protetores da praia.

Barracas de praia para beliscar algum tira-gosto e curtir um dia agradável.

Banana boat, para você divertir-se nas águas quentes de Morro de São Paulo.

Na rua principal você encontra algumas lojinhas e um restaurante de comida japonesa.

  • 2 Praia

O bairro da 2ª Praia é o mais movimentado e agitado do Vilarejo de Morro de São Paulo. Possui uma localização central e é Ideal para quem quer paquerar muito e para quem gosta de muita festa. Lá você encontra tanto pousadas requintadas como pousadas mais econômicas. Se o que você quer é paquerar muito, ver e ser visto, o seu lugar é a 2ª Praia.

Como a maioria dos bairros do Vilarejo de Morro de São Paulo, o bairro da 2ª Praia também é pequeno e limita-se praticamente aos estabelecimentos comerciais que circundam as areias dessa enseada de 800 metros de extensão e uma rua que passa logo atrás dos mesmos estabelecimentos. É um bairro pequenino, porém cheio de vida. Dentro dos seus limites estão:

A 2ª Praia, que é uma linda enseada com águas calmas, povoada por muitas opções de barracas de praia, que tocam músicas e agitam o seu dia. É a praia mais cheia do Vilarejo, ideal para as paqueras.

Bares e restaurantes que funcionam tanto de dia como de noite, pois a noite na 2ª Praia é tão agitada quanto o dia. A barraca do Clube do Balanço é uma excelente opção, mais tranqüila e com uma comida muito gostosa.

Algumas lojinhas de roupas e artesanato.
Durante a noite, a praia fica iluminada e cheia de barraquinhas de caipifrutas.

Várias casas noturnas, para você dançar, beber e curtir a noite o quanto quiser, e quem sabe só voltar para casa quando o sol nascer. Aliás, o nascer do sol na 2ª Praia é lindo...

  • Praia

Último bairro, que conserva a característica de ser central no Vilarejo de Morro de São Paulo. É um bairro grande, nas proporções locais, porém a parte mais bonita e interessante está localizada em frente à orla, onde você encontra hospedagem, bares e restaurantes. A parte que fica por trás da orla é considerada mais popular.

No bairro da 3ª Praia, você encontra tanto excelentes pousadas quanto pousadas alternativas, simples e econômicas, e pousadas bem populares; confira bem a hospedagem selecionada, para que você tenha certeza de que escolheu a modalidade de pousada que realmente queria. Dentro dos limites do bairro da 3ª Praia estão:

A 3ª Praia, uma praia de águas calmas, porém pouco freqüentada. Os estabelecimentos comerciais foram construídos muito próximos à linha da maré, o que roubou a beleza da praia e quando a maré está cheia as areias da praia desaparecem, impossibilitando até a passagem, que é feita por uma passarela que contorna os estabelecimentos comerciais.

Bares e restaurantes. A melhor opção de restaurante na 3ª Praia é o Chez Max e Restaurante Minha Louca Paixão...

Ponto de partida dos barcos de passeio pela ilha, durante manhã fica cheia de lanchas e barcos que saem para fazer o passeio em volta da Ilha de Tinharé.

Algumas lojinhas de roupas e artesanato mais populares e econômicas.

  • Praia

É um dos bairros mais tranqüilos e afastados do Vilarejo de Morro de São Paulo. É bastante grande, visto que os bairros no Vilarejo acompanham a extensão da praia e a 4ª Praia tem 4 quilômetros de extensão.

A locomoção a pé pelo restante da ilha é mais difícil para quem se hospeda no bairro da 4ª Praia, principalmente se não for logo no início e durante a noite, pois fica muito deserto. No entanto, para quem quer ficar isolado, locomover-se pouco pelo Vilarejo ou privar-se da liberdade de usar somente seus pés para se movimentar é o lugar ideal, visto que além de ter uma belíssima praia, tem excelentes opções de hospedagem. Há também a opção de andar de carro até a 2ª Praia e locomover-se a pé a partir de lá, porém andar de carro em Morro de São Paulo rouba um pouco a magia local. O estilo está em chegar de barco e andar somente a pé...

Dentro dos limites do bairro da 4ª Praia estão:

A 4ª Praia, que é uma belíssima praia de águas calmas e rasas... e que durante a maré baixa forma piscinas naturais onde você pode ficar cercado de lindos peixes.

Alguns bares e restaurantes. O Pimenta Rosa é uma excelente opção quando você for visitar as piscinas naturais da 4ª Praia e passar um dia agradável por lá.

  • Praia

O bairro da 5ª praia é um bairro isolado. É para quem quer, principalmente, passar a maior parte do tempo sozinho. É um bairro muito afastado e a locomoção para lá é muito difícil. Assim, se você está hospedado na 5ª Praia e quer ir dar uma pequena volta na feirinha de artesanato da “VILA”, deixará de ser uma voltinha e será uma viagem, visto que você levará muito tempo para chegar até a “VILA”, e você terá que adequar o horário da sua voltinha ao horário que sai o transporte da pousada em que você está hospedado. Quem se hospeda no bairro da 5ª Praia tem de saber que a locomoção, de lá, pelo Vilarejo de Morro de São Paulo deve ser mais programada e, quando noturna, deve ser feita de carro até a 2ª Praia, pois é tudo muito deserto para se andar por lá, pela noite.

É uma excelente opção para quem curte passar a maior parte do tempo dentro da pousada, para quem quer afastar-se do mundo... dar um tempo de tudo e de todos... e curtir uma tranqüilidade plena...

O bairro da 5ª Praia limita-se à extensão da sua linha de praia, que é grande, porém deserta. É uma praia de águas cristalinas, porém muito rasa, boa para banho somente na maré de média para cheia. Dentro dos limites do bairro da 5ª. Praia estão somente a 5ª Praia, a pista de pouso da Aerostar Táxi aéreo e os estabelecimentos comerciais.

Há excelentes pousadas na 5ª Praia, e algumas delas possuem restaurante aberto ao público, para quem quer passar o dia na 5ª Praia, visto que lá não há bares e restaurantes fora das pousadas.

  • Fonte Grande

O bairro da Fonte Grande é um bairro central, bastante agitado e popular. É um dos locais onde você pode encontrar as pousadas mais simples e econômicas do Vilarejo, porém confira bem antes de fechar, visto que algumas opções não são muito boas.

Como quase todos os outros também é um bairro pequeno, composto por uma pequena avenida e as ruelas que saem dessa avenida. É um bairro interno, não possui vista do mar. Muitas pessoas da ilha moram nesse bairro, por ser bastante central e mais econômico.

Nos limites do bairro da Fonte Grande está localizada a antiga e histórica Fonte Grande, construída no início da colonização e que deu nome ao Bairro.

Há também algumas lojinhas, bares, padaria, mercado, e estabelecimentos mais populares.

  • Porto de Cima

O Porto de Cima é um pequeno bairro de moradores onde é possível encontrar algumas poucas pousadas. É um bom local para quem quer uma hospedagem central e mais econômica, porque é tranqüilo, tem um acesso direto para a praia do Porto de Cima e tem uma vista do mar muito bonita, por estar situado no topo de um morro bem alto.

Nos limites do bairro do Porto de Cima, temos a tranqüila enseada da Praia do Porto de Cima, que é o ponto de partida para uma deliciosa caminhada de 30 minutos até a praia da Gamboa e a enseada da Praia do Iate, por onde você irá passar, quando estiver indo conhecer a Praia da Gamboa e desfrutar da tranqüilidade que há por lá.
  • Outros Bairros

Há outros bairros no Vilarejo de Morro de São Paulo, Mangaba, Lagoa, Vila Nossa Senhora da Luz, porém são bairros mais populares ou bairros mais afastados, longe da praia e freqüentados somente por moradores locais. Com raríssimas pousadas, porém com algumas ofertas de casas ou quartos para alugar.


 
Pousada Natureza Hotel Boutique Gourmet Espaço Zen & Clube de Vela Esportes Náuticos
Vila de Morro de São Paulo – Bahia - Brasil
t.: (55) (75) 3652 1044 f.: (55) (75) 3652 1361
e: contato@hotelnatureza.com
w: www.hotelnatureza.com