Ilha de Tinharé

  • PC170156
  • P1000850

Gamboa do Morro

A Gamboa é um vilarejo perto de Morro de São Paulo, está localizada na parte norte da ilha, tem praia calmas e uma bela vista do pôr do sol da Baía de Tinharé. Um refúgio paradisíaco para quem procura sossego e tranquilidade. As praias da Gamboa são naturalmente protegidas e por isso, ideal para variados tipos de esportes aquáticos. O clube de vela Morro de São Paulo, de propriedade do Hotel Pousada Natureza, está localizado aqui.

Garapuá

Garapuá é uma pequena vila de pescadores rodeada por vastos coqueirais e grandes extensões de manguezais. Garapuá é visitada por excursões que saem diariamente de Morro de São Paulo. Existe uma infraestrutura básica e algumas barracas de praia no local. Durante a maré baixa, surgem piscinas naturais entre os recifes de corais. No pequeno povoado você encontra o Rio Garapuá, com cerca de 3 km de extensão, a Capela de São Francisco de Assis.

Ilha de Cairu

Cairu, sede do município, foi fundada em meados do século 16 e ganhou o status de cidade em 1610. É parcialmente construída em uma elevação e dividida entre uma parte alta e parte baixa (chamado "Cidade Alta "e" Cidade Baixa ", respectivamente) . A Cidade Alta de Cairu possui edifícios históricos de grande valor, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário (~ 1610), o famoso Mosteiro Santo Antônio (século 17), e a residência de São Francisco Xavier e Santo Inácio, ambos construídos pelos franciscanos (século 17).

O mosteiro de Santo Antonio é uma jóia da arquitetura barroca portuguesa, construída sob os cuidados dos capuchinhos, é uma visita que vale muito a pena, pelo conjunto de preciosos mosaicos de azulejos portugueses dos séculos 17 e 18. Os mirantes no piso superior oferecem uma bela vista do arquipélago.

Ilha de Boipeba

A ilha de Boipeba está localizada ao sul da Ilha de Tinharé e possui belas praias e três pequenas vilas- Boipeba, Moreré e São Sebastião (ou Cova da Onça). Os barcos para Boipeba partem de Valença e Torrinhas, no continente, bem como a partir de Morro de São Paulo. Boipeba é famosa por suas belas praias.  A praia da Cueira é um sonho tropical. Ela é praticamente deserta, tem uma faixa larga de areia branca e ondas suaves, protegida por recifes distantes.

A praia de Moreré, uma pequena enseada, tem águas calmas e recifes de corais que  formam piscinas naturais na maré baixa. As praias do Sul da Ilha de Boipeba são Ponta dos Castelhanos e São Sebastião, (também conhecida como Cova da Onça).