Praias

Praias do lado norte da vila de Morro de São Paulo

  • P1070097
  • sh

As praias ao norte de Morro de São Paulo (caminho da Gamboa), estão entre as praias mais tranqüilas do Vilarejo. São enseadas, cada uma mais bela que a outra, com águas claras e mornas, margeada pela mata nativa.  Muito freqüentada pelos moradores da ilha, só passaram a ser conhecidas  pelos turistas nos últimos anos, que descobriram e se encantaram  com esse tesouro "particular".

Praia do Forte

Quando a maré está baixa, eis que surge a Praia do forte, um recanto isolado na ilha, que é ideal para quem procura relaxar e tomar sol com muita tranquilidade. Muito freqüentada ao entardecer, quando é possível apreciar o pôr do sol do alto de suas muralhas, e com sorte,   ver visitantes ilustres: golfinhos, durante o inverno.

Praia do Porto de Cima

A Praia do Porto de Cima é uma praia para quem gosta de águas rasas, tranqüilidade, mas não gosta de ficar isolado, apesar de ser pouco movimentado. Só é possivel aproveitar essas praias também na maré baixa.  É a  maior enseada do lado norte de Morro de São Paulo.

Praia do Iate

Pequena enseada do lado norte de Morro de São Paulo, freqüentada por que gosta de tranqüilidade e águas mais profundas e transparentes. Aqui você pode  mergulhar com snooker nos recifes de corais que ficam do lado direito da ponte, nadar ou simplesmente ficar sentindo as ondinhas bater na pele enquanto bate um bom papo com os amigos.

 

Praia das Tartarugas

Único ponto onde é possível apreciar as tartarugas, que volta e meia colocam a cabeça pra fora da água, é uma praia tranqüila e cheia de charme. Com areias brancas e águas calmas, você pode passar o tempo entre tomar muito sol, nadar ou praticar esportes náuticos como a vela, esqui, windsurf ou remo. Aqui se localiza o Clube de Vela Morro de São Paulo, que pertence ao Hotel Pousada Natureza.

Praia da Gamboa

Limite entre o vilarejo de Morro de São Paulo e Gamboa, é a única praia do vilarejo de Gamboa. Como todas as praias do lado norte da ilha, é uma praia tranqüila, de areias brancas e águas calmas. Ideal para banho e para passear com as crianças sem precisar se preocupar. Vale a pena uma visita ao vilarejo de pescadores da Gamboa, que fica no final da extensão da praia.

Praias do lado sul da vila de Morro de São Paulo

  • P1010246
  • 003

Primeira  Praia

A Primeira praia é a única praia do Morro de São Paulo com ondas. Elas se formam além dos recifes e tem o fundo de corais, por isso é o ponto de encontro dos surfistas locais e visitantes, que procuram ondas perfeitas , principalmente no inverno.
Em formato de meia lua a Primeira Praia, cujo nome original é “Prainha da Vila”, é uma pequena enseada de 500 metros de extensão, com águas verdes e profundas, margeada por casas de veraneio e pousadas. É uma praia frequentada também por famílias com crianças, já que, na maré baixa, a praia se torna uma piscina natural, com o mar bem calmo.

Segunda Praia

Encantadora, a Segunda Praia é uma enseada com 800 metros de extensão, águas calmas, mornas e cristalinas e, ainda, uma ilhota em uma de suas pontas, a Ilha da Saudade, que lhe confere um charme a mais.

Além das belezas naturais a SegundaPraia é Ideal para quem quer ver e ser visto. É a mais badalada praia de Morro de São Paulo.  Você pode praticar esportes como futevôlei, vôlei, natação ou jogar frescobol. Há também várias barracas de praia e restaurantes com música e culinária variadas, onde você pode passar o dia curtindo o sol, batendo papo e fazendo amigos.

E acredite, o dia pode acabar, mas na segunda praia, o agito continua. Vários restaurantes com música ao vivo, lual e festas em determinados dias da semana, garatem a animação.

Terceira praia

A Terceira Praia é uma praia linda como as outras e  que te convida aos esportes nauticos. Ela possui uma pequenina ilha, chamada de Ilha do Caitá, para se pode chegar nadando, de caiaque ou praticando o stand up paddle (SUP) encontrados no local. Além da prática do  mergulho, para apreciar a vida marinha que descansa em suas extremidades.

 Quarta-Praia

É a mais extensa das praias de Morro de São Paulo, com mar calmo e águas cristalinas. Na maré baixa, entre os corais, formam-se piscinas naturais perfeitas para mergulho de snoker ou simplesmente nadar entre os inúmeros peixinhos que há por lá.

Para quem não é amante de caminhadas há serviços de aluguel de bicicleta, passeios de cavalo e charetes para que você possa percorrer toda a extensão da praia. Vale a pena tirar um dia para curtir sua tranqüilidade e paz, lendo um bom livro ou dourando-se ao sol.

Praia do Encanto

Última praia do lado sul do vilarejo, a  Praia do Encanto ( também chamanda de 5ª Praia) é a praia mais tranqüila do Morro de São Paulo. Suas águas são mornas e rasas e está envolta  por grandes manguezais. É uma bela caminhada até lá.  Vale a pena o passeio pra curtir a natureza.