A Vila

  • foto(1)
  • foto(1)
  • _MG_0195

A Vila de Morro de São Paulo é um lugar encantador. Depois de um dia de praia, nada melhor do que passear à noite, pela vilarejo. Na praça, você vai curtir a feirinha de artesanato (foto2). Ao redor e na rua principal- bares, restaurantes- com variado tipo de comida: da pizza ao regional/típico baiano. Além de lojas para comprar aquele presente, lembrança do lugar. São várias as opções.

Na vila encontramos também a parte história de Morro de São Paulo, como a Igreja Nossa senhora da Luz, a Fonte Grande, a Fortaleza de Morro e o Farol ( esses dois últimos recomendamos a visitação durante o dia).

A Vila de Morro de São Paulo é a parte central de tudo, é cheio de vida e possui uma das mais belas vistas do mar, pois se localiza na parte alta do Morro.

Na rua da prainha, como o nome já diz, liga a praça central à Primeira Praia. Antigamente chamada de “Prainha da Vila”, é uma rua pequena com mais ou menos 500 metros de extensão, cheia de bares, restaurantes, lojas de roupas, decoração e lembranças de Morro de São Paulo, além de ser o ponto de encontro de muitos turistas e moradores, é um lugar gostoso de se estar.

A Praça da Amendoeira (onde se localiza o Hotel Pousada Natureza) é assim chamada por possuir uma amendoeira imensa e centenária, tem uma charmosa praça e um belo mirante, e é também onde se localiza a Igreja Nossa Senhora da Luz (foto3). É um dos recantos mais aconchegantes e tranqüilos da Vila. De lá, é possível contemplar um pôr do sol maravilhoso, e melhor ainda, se apreciar do Restaurante Anis, do próprio Hotel Pousada Natureza (foto1) com uma boa música ambiente e degustando sua bebida preferida, além de curtir a bela vista do mar.
Subindo a Praça da Amendoeira, você encontrará a rua do farol, mais um caminho do que um rua, ela leva você ao Farol do Morro, de onde é possível ter uma vista panorâmica deslumbrante dos dois lados de Morro de São Paulo, o lado continental (Valença- Guaibim e o lado das praias- primeira, segunda..). Aproveite o mirante do farol.

Descendo a ladeira, que está ao pé da Igreja Nossa Senhora da Luz, você encontra a via de acesso para as praias da Gamboa e o cais de Morro de São Paulo, bem como o caminho do forte, que te leva até as ruínas do forte e as piscinas da “Prainha do Forte”, uma praia deserta que só tem areia na maré baixa, quando é possível mergulhar nas calmas piscinas formadas pelos recifes de coral.

Você vai se apaixonar pela charmosa Vila de Morro de São Paulo, seus cantos e encantos!